O que faz um Gestor Financeiro e seus tipos?

Gestores financeiros usualmente fazem as seguintes trabalhos:

  • Preparar demonstrações financeiras, relatórios de atividades e previsões;
  • Analisar detalhes financeiros para garantir que os requisitos legais sejam atendidos;
  • Conferir os funcionários que fazem relatórios financeiros e orçamentação;
  • Conferir relatórios financeiros da empresa e buscar métodos de diminuir custos;
  • Analisar as tendências do mercado para obter possibilidades de expansão ou para comprar outras companhias
  • Auxiliar a administração a tomar decisões financeiras.

Os gestores financeiros inclusive realizam afazeres específicas para sua organização ou indústria. Por adágio, os gestores financeiros do governo precisam ser especialistas em questões governamentais e processos de orçamentação, e os gestores financeiros da área de saúde precisam entender sobre dificuldades no financiamento da saúde. Além disso, os gestores financeiros devem estar cientes das leis e regulamentos fiscais especiais que afetam sua indústria.

Características de um gestor financeiro

Há tipos distintos de gestores financeiros, cada um com qualidades e características próprias aos cargos que exercem.

Controladores

Os controladores direcionam a construção de relatórios financeiros que resumem e preveem a posição financeira da organização, como demonstrações de resultados, balanços e análises de lucros ou despesas futuras. Os controladores também se encarregam de preparar os relatórios especiais exigidos pelas agências governamentais que regulam os serviços. Várias vezes, os controladores supervisionam os departamentos de contabilidade, acompanhamento e orçamento.

Tesoureiros

Os tesoureiros direcionam os orçamentos de sua administração para adquirir seus metas financeiros. Eles supervisionam o investimento de fundos. Eles realizam técnicas para reforçar o capital (como a emissão de ações ou títulos) para apoiar a expansão da empresa. Eles inclusive desenvolvem planos financeiros para fusões e aquisições.

Supervisor de crédito

Os gestores de crédito supervisionam o negócio de crédito da empresa. Eles estabelecem bases de classificação de crédito, determinam tetos de crédito e monitoram as cobranças de contas vencidas. Inclusive são responsáveis por conquistar e agenciar linhas de crédito para o negócio.

Administrador de caixa

Os gestores de caixa monitoram e controlam o movimento de caixa que vem e sai da empresa para reparar às necessidades de serviços e investimento da empresa. Por adágio, eles precisam afamar o movimento de caixa (princípios que entram e saem) para abalizar se a empresa não terá dinheiro bastante e deverá de um cessão, ou terá mais dinheiro do que o preciso e pode investir parte do seu dinheiro .

Gestor de risco

Os gestores de perigo controlam o risco financeiro usando hedge e outras técnicas para abalizar ou anular a autenticidade de uma redução financeira ou a aclaramento de uma empresa à incerteza financeira. Entre os riscas que eles tentam limitar estão os devidos a mudanças na moeda ou nas commodities.

Gestor de seguros

Os gestores de seguros decidem a melhor maneira de abalizar as perdas de uma empresa ao conquistar seguro contra perigos, como a necessidade de realizar pagamentos de invalidade para um empregado que padece ferimentos no trabalho e quaisquer custos impostos por uma ação judicial contra a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *