Taxas de antecipação no crédito para lojista

Os pagamentos em cartões de crédito e débito, representam um parcela significativa do faturamento dos lojistas, chegando, em alguns casos, até 85%. Nos dias de hoje, não aceitar pagamentos por bens dos cartões é impraticável, porém antes de optar por qualquer maquininha é preciso pesquisar sobre todas as taxas e tarifas cobradas, até mesmo a da antecipação de crédito.

O que é antecipação de crédito?

Quem possui qualquer forma de comércio de itens ou serviços, e aceita pagamento por meio das maquininhas de cartões de crédito, aumentam suas as vendas e, consequentemente o lucro. No entanto, há os prazos para que esses valores fiquem disponíveis para os lojistas, seguindo regras de acordo a maquininha de cartão contratada e a de parcelas que a compra foi dividida. Porém, caso o lojista necessite do valor antes do previsto, pode solicitar a antecipação de crédito.

Antecipação de crédito é quando o comerciante efetua vendas no cartão de crédito, encontra-se com consequência a receber e solicita receber o valor referente a essas vendas, antes do tempo contratado. Para abrir essa transação, as administradoras cobram uma taxa.

Taxas cobradas na antecipação de crédito.

Cada instituição praticam suas próprias taxas e tarifas. Todas elas estão expressas no acordo e precisam ser analisadas com carinho, antes de optar por uma maquininha e não outra. Além do mais, a taxa cobrada varia de acordo ao modelo da maquininha, porção de parcelas em que a compra foi divida e se você irá cobrar os juros do parcelamento ao seu cliente ou arcará com este custo. Outro item que é levado em conta no momento de taxar a adiantamento de crédito é o relacionamento que sua empresa possui como a administradora do cartão.

No geral, as taxas de antecipação de crédito podem variar entre 3,59% e 5,99%. Além do mais, há administradoras que cobram até 2,99% ao mês, em vendas parceladas, tornando a taxa de antecipação também mais alta.

Vale a pena solicitar antecipação de crédito?

É muito comum, em momentos de uso mais exclusivo, que os lojistas solicitem as companhias de cartões a antecipação de crédito, ao realizar essa solicitação, o valor pode ficar disponível na conta da empresa, quase que imediatamente, reforçando o fluxo de caixa, auxiliando o empreendedor com qualquer pendência ou resolução de alguma emergência financeira.

Várias vezes, os banco ou instituições que administram as maquininhas de cartão, liberam a antecipação de até 365 dias, de maneira automática e tudo pode ser realizado pela internet. Entretanto, essa facilidade toda pode se transformar em um problema, reduzindo bastante o lucro da empresa, não se mostrando um bom negócio, especialmente para as pequenas empresas.

A antecipação de recebíveis é uma “faca de dois gumes”, ao inclusive tempo que ela é uma opção para salvar o seu caixa, pode se tornar uma vilã, caso você a solicite repetidas vezes, quebrando o seu negócio. Você, como empresário, precisa avaliar a real necessidade da antecipação para fazer um problema também maior do que o qual quer solucionar antecipando o recebimento do crédito.

Como solicitar a antecipação de crédito

Na maior parte, a solicitação de antecipação pode ser feita por meio dos canais de atendimento de cada administradoras de maquininhas de cartões. Muitas delas, já contem aplicativos, pelos quais este procedimento pode ser feito. Para saber como pedir a antecipação da sua maquininha, você terá que entrar em contato com a administradora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *